quinta-feira, 4 de setembro de 2014

UEFA Europa League 2009/10: Relembre nossa campanha


A temporada 2014/15 começou e, como todos sabem, estamos de volta ao cenário europeu após quatro temporadas de ausência. O sorteio da UEFA Europa League aconteceu na última sexta-feira (29) e já conhecemos nossos adversários na fase de grupos.
 
A UEFA Europa League, segunda maior competição de clubes da Europa, existe desde a temporada 2009/10; antes disso, era chamada de 'UEFA Cup' ou, mais antigamente, 'UEFA Cup Winners Cup', a qual tivemos a honra de conquistar na temporada 1984/85. Talvez você não saiba, mas o Everton esteve presente na primeira edição da Europa League, no modelo atual. Então, iremos relembrar como foi a nossa campanha naquela oportunidade.

O quinto lugar na Premier League de 2008/09 nos garantiu uma vaga no playoff da UEFA Europa League de 2009/10. O sorteio nos colocou frente ao Sigma Olomouc, da República Tcheca, por um lugar na fase de grupos.



Everton 4x0 Sigma Olomouc: Saha e Rodwell inspirados

A primeira partida foi jogada em Goodison Park, e a goleada por 4 a 0 (com dois gols de Saha e dois de Rodwell) praticamente garantiu os Toffees na fase de grupos.



Com a classificação bem encaminhada, o Everton viajou para a República Tcheca com um time misto e teve alguns problemas. No início do jogo, Hibbert foi expulso, o que dificultou o decorrer da partida. Mesmo com um a menos, o Everton pulou na frente do placar, com um gol de Pienaar. Os donos da casa conseguiram apenas o gol de empate, resultado este que foi suficiente para a classificação do Everton.
 

 
O sorteio nos colocou no grupo I da competição, que também contava com Benfica, AEK Athens e BATE Borisov. Na primeira rodada, recebemos os gregos do AEK em Goodison Park e não demos hipóteses: uma convincente goleada por 4 a 0, com gols de Yobo, Distin, Pienaar e Jô.



Contra o BATE Borisov, fora de casa, os Toffees enfrentaram maior resistência, mas conseguiram vencer por 2 a 1, de virada, com gols de Fellaini e Cahill.




Dois jogos, seis pontos, 100% de aproveitamento e até então a liderança do grupo. Era a hora de encarar um adversário com mais qualidade: o Benfica, de grandes nomes como Saviola, Di María, Óscar Cardozo e Aimar.


Benfica 5x0 Everton: Um duro golpe

Jogando no Estádio da Luz, o Everton não conseguiu parar os encarnados, que impuseram uma dura goleada por 5 a 0. Saviola (2), Cardozo (2) e Luisão foram os autores dos gols da partida.

 
O Everton sentiu o peso da goleada e, ao receber o Benfica em Goodison Park, foi derrotado por 2 a 0. Novamente, Saviola e Cardozo foram os carrascos dos Toffees.
 

 
O reencontro com as vitórias veio na partida contra o AEK, na Grécia. O gol solitário de Bilyaletdinov foi suficiente para garantir o Everton nos 16-avos-de-final da competição.
 

 
Já classificado, o Everton recebeu o BATE Borisov utilizando alguns reservas, e encerrou a fase de grupos com uma derrota por 1 a 0, classificando-se em segundo lugar, com nove pontos (3V, 0E, 3D), atrás do Benfica.



O sorteio dos 16-avos-de-final nos colocou frente a outro clube português, o Sporting de Lisboa. Como o Everton se classificou como segundo colocado, jogou a primeira partida em casa. Pienaar e Distin abriram 2 a 0 para os Toffees, mas, já perto do fim do jogo, Miguel Veloso descontou para o Sporting, cobrando pênalti.


Para conseguir a vaga nas oitavas-de-final, o Everton precisaria de apenas um empate na partida de volta. Porém, o dia 16 de fevereiro de 2010 não nos traz boas lembranças.


Sporting 3x0 Everton: derrota e consequente eliminação
O primeiro tempo foi de domínio do Sporting, mas terminou sem gols. Porém, o Sporting voltou melhor para a segunda etapa e marcou dois gols, por intermédio de Miguel Veloso e Pedro Mendes. Precisando de ao menos um gol para levar o confronto para a prorrogação, o Everton se lançou todo ao ataque e, com a defesa exposta, sofreu o terceiro gol. Dois lindos dribles de Matías Fernández culminaram no gol que acabou com o sonho europeu do Everton.
 



Quatro anos se passaram, o elenco amadureceu, ganhou novas peças e temos um conjunto muito mais forte técnica e taticamente comparado ao de 2009/10. Em contrapartida, temos adversários mais qualificados também. E então eu lhes pergunto: quais são as suas expectativas para a campanha do Everton na UEFA Europa League?
 
Iremos acompanhar, degrau a degrau, esta nova escalada rumo ao segundo título europeu de nossa história. Fique ligado! COYB!

Um comentário:

  1. Eu tô confiante no time, acho que a gente pode conseguir até o titulo, mas não será fácil. COYB

    ResponderExcluir